A arte literária

A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Porventura, caro(a) usuário(a), já se ateve ao verdadeiro sentido que a Literatura representa para você? E mais, se ela, uma vez considerada como uma arte, o que vem a ser esse procedimento?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questionamentos como esses nos instigam demasiadamente e eis uma das razões que sempre nos tornaram motivados a criar um espaço como esse, especialmente dedicado a alguém que, com toda certeza, interessa-se em dar respostas a essas questões. Dessa forma, ao se interagir com todas as informações que aqui se encontram elucidadas, perceberá que essa arte caracteriza-se por intermédio da palavra. Uma palavra não concebida apenas como um mero aglomerado de letras, que talvez se prime somente por retratar uma determinada informação, que se preste apenas ao serviço de oferecer uma instrução, mas sim uma palavra modificada, “adornada” seria o vocábulo mais pertinente nesse momento, carregada de imagens simbólicas, de recursos expressivos, enfim de todos os caracteres capazes de fazer com que o ser humano, leitor acima de tudo, desperte as emoções, reative os sentimentos e, sobretudo, descubra que por trás das entrelinhas existe um universo dialógico muito significativo, capaz de transformar gerações e gerações, fazendo com que o público seja capaz de interpretar o mundo, o tempo e, acima de tudo, o contexto em que viveu cada artista que fez do cenário, tanto nacional quanto universal, seu palco maior, no qual nele foram encenadas todas as histórias e todas as formas de expressão, que fizeram e fazem parte de todos os tempos.

Razões como essas são suficientemente plausíveis para você aproveitar, ampliar todo o conhecimento acerca dessa verdadeira e única arte: a arte literária, por isso, inebrie-se, deleite-se e aproveite tudo o que aqui se encontra preparado para você, nosso maior e principal intento!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

A arte literária se caracteriza como a arte da palavra, como forma da expressão do pensamento
A arte literária se caracteriza como a arte da palavra, como forma da expressão do pensamento
Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "A arte literária"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-arte-literaria.htm. Acesso em 18 de maio de 2025.
Copiar

Artigos de A arte literária


20 clássicos da literatura mundial

Selecionamos 20 clássicos da literatura mundial. Eles fazem parte da tradição literária do Ocidente. Entre eles estão as obras Hamlet (inglesa) e Fausto (alemã).

30 melhores livros para ler

Os 30 melhores livros para ler aqui apresentados são obras que fazem parte da tradição literária e da literatura contemporânea do Brasil e de outros países.

38 parlendas do folclore brasileiro

As 38 parlendas do folclore brasileiro aqui apresentadas são algumas das diversas parlendas que fazem parte da cultura popular de nosso país.

Ainda estou aqui

"Ainda estou aqui" é uma obra de Marcelo Rubens Paiva que descreve a experiência da família Paiva com a Ditadura Militar no Brasil.

Cem anos de solidão

Cem anos de solidão é um famoso romance colombiano que foi escrito por Gabriel García Márquez. A obra conta a saga da família Buendía, que vive na cidade de Macondo.

Hamlet

Hamlet é uma obra clássica do dramaturgo inglês William Shakespeare. Essa tragédia tem como protagonista o príncipe Hamlet, o qual busca vingar a morte do pai.

O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray é uma obra do autor irlandês Oscar Wilde. Nessa narrativa fantástica, o belo Dorian Gray se mantém jovem enquanto seu retrato envelhece.

A divina comédia

A divina comédia é um longo poema narrativo de Dante Alighieri. A obra é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. E conta com a presença do poeta Virgílio.

Angústia: romance de Graciliano Ramos

Considerado um dos mais importantes romances da literatura brasileira, Angústia é uma narrativa sufocante que mistura introspecção e crítica social.

Anton Tchekhov

Anton Tchekhov é um escritor do século XIX. Ele é um dos principais representantes do Realismo na Rússia, e um de seus contos mais conhecidos é A dama do cachorrinho.

Autor e Narrador: Características que os divergem

O autor é quem cria a história e o narrador é um ser do qual ele, o autor, faz uso para nos contá-la, por isso devemos estar cientes dessas características que os divergem.

Bons dias! — Machado de Assis

“Bons dias!” é um livro de crônicas do escritor realista Machado de Assis. A obra reúne textos que foram publicados na “Gazeta de Notícias” do Rio de Janeiro, em 1888 e 1889.

C. S. Lewis

C. S. Lewis é um autor irlandês. Suas obras apresentam realismo fantástico e elementos cristãos. Um de seus livros mais conhecidos é a obra Cristianismo puro e simples.

Capitu traiu Bentinho?

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira que ficou muito conhecido pelo grande mistério insolucionável: Capitu traiu Bentinho?

Cinco poemas de Mario Quintana

No dia 05 de maio de 1994, aos 87 anos, falecia, em Porto Alegre, Mario Quintana. Autor de mais de vinte livros, o poeta deixou uma marca indelével na Literatura brasileira.

Cinco poemas sobre mães

Cantado em verso, prosa e cores, o amor de mãe transcende as datas convencionadas e seus fins comerciais. Conheça cinco poemas sobre mães em língua portuguesa.

Como “descortinar” um texto poético

Denotação e conotação

Na linguagem denotativa, predomina-se o sentido literal das palavras, enquanto, na linguagem conotativa, predomina-se o sentido figurado. Ambas são importantes para a língua.

Diferença entre poesia, poema e prosa

A diferença entre poesia, poema e prosa é percebida tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à forma do texto.

Dom Quixote

Dom Quixote é um livro do espanhol Miguel de Cervantes. Ele conta a história do louco fidalgo Dom Quixote. O outro protagonista da obra é o camponês Sancho Pança.

Escolas literárias

As escolas literárias são movimentos literários que apresentam características vinculadas a um contexto histórico. Essa periodização dos estilos teve início na Idade Média.

Estilos de época

Estilos de época são movimentos literários cujas características estão associadas à determinada época.

Fluxo de consciência

O fluxo de consciência é uma técnica narrativa. Ele consiste na evidenciação dos pensamentos de um ou mais personagens. Também é conhecido como monólogo interior.

Gustave Flaubert

Gustave Flaubert foi o fundador e principal representante do realismo francês. Sua obra mais conhecida é o romance “Madame Bovary”, que inaugurou a estética realista.

Haicai

Haicai popularizou-se pelo mundo como um tipo de poema que alia a concisão à reflexão sobre a passagem do tempo e a relação entre o ser humano e a natureza.

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês, autor de várias histórias infantis ou contos de fadas. Uma de suas obras mais famosas é A pequena sereia.

História dos contos de fadas

A história dos contos de fadas revela suas origens na tradição oral, compiladas por Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen.

Homero

Homero foi um autor da Grécia Antiga. Foi autor dos famosos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Suas obras apresentam caráter antropocêntrico e mitológico.

Humanismo na literatura

O humanismo na literatura teve como principais autores Dante Alighieri e Francesco Petrarca. Suas obras têm caráter antropocêntrico mas também elementos medievais.

Imagem e palavra: Cinco poesias do Concretismo

O Concretismo, iniciado em 1956, rompeu com os parâmetros literários ao aproximar a literatura de outras expressões artísticas, entre elas a música e as artes plásticas.

Irmãos Grimm

Os irmãos Grimm são Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm. Eles coletaram e publicaram contos da tradição oral que são hoje clássicos da literatura infantil.

Lewis Carroll

Lewis Carroll é um famoso escritor inglês cujas obras apresentam nonsense e realismo fantástico. Uma de suas obras mais conhecidas é Alice no País das Maravilhas.

Linguagem literária

A linguagem literária é subjetiva, conotativa, ficcional e não necessariamente utilitária.

Linguagem literária e linguagem não literária

Linguagem literária e linguagem não literária são os tipos de linguagem que um texto pode apresentar.

Linguagem não literária

A linguagem não literária é denotativa, objetiva e funcional, atribuindo ao texto um caráter utilitário. Ela se opõe à linguagem literária, que é plurissignificativa.

Literatura indígena

A literatura indígena é aquela de autoria indígena. Ela evidencia os mitos indígenas e a violência histórica. A temática indígena é parte da diversidade literária brasileira.

Moby Dick

Moby Dick é um famoso romance estado-unidense escrito por Herman Melville. Conta a história da caça a uma baleia-branca chamada Moby Dick, uma verdadeira obsessão do capitão Ahab.

Mulheres e a poesia brasileira

A produção literária nacional sempre contou com a participação feminina, apesar de nem sempre associarmos as mulheres à poesia brasileira.

O eu poético e o autor: diferenças que os demarcam

Precisamos estabelecer as diferenças que demarcam o eu poético e o autor, haja vista que o primeiro foi criado para expressar as ideias do segundo.

O que é literatura?

A literatura é a arte de escrever. Os textos literários são subjetivos, conotativos e não funcionais. Já os textos não literários são objetivos, denotativos e funcionais.

O que é soneto?

O soneto é um tipo de poema criado no século XIII. Ele é composto por 14 versos. Os mais conhecidos são os sonetos petrarquiano, shakespeariano, monostrófico e estrambótico.

Os cinco cronistas mais importantes da literatura brasileira

Machado de Assis, Lima Barreto, João do Rio, Paulo Mendes Campos e Carlos Drummond de Andrade estão entre os cronistas mais importantes da literatura brasileira.

Os melhores cronistas brasileiros do início do século XX

Os cariocas Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio estão entre os melhores cronistas brasileiros do início do século XX.

Os melhores poemas de Mia Couto

O Brasil Escola selecionou para você os melhores poemas de Mia Couto, um dos maiores representantes da literatura em língua portuguesa da atualidade.

Para Que Serve a Literatura?

Parlenda

A parlenda é um gênero textual vinculado ao universo infantil. Ela faz parte da tradição oral de um povo. Apresenta uma linguagem simples, além de versos e rimas.

Poema

O poema é um texto literário escrito em versos. Ele pode ser lírico, narrativo ou dramático.

Poesia

Poesia está associada a um conteúdo conotativo que pode gerar estranheza. Já o poema se configura em uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e rimas.

Poesia de Cora Coralina

A poesia de Cora Coralina é marcada pela simplicidade: os versos singelos ganharam notoriedade nacional por intermédio do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Poesia marginal

A poesia marginal foi uma literatura independente que surgiu no Brasil durante a década de 1970. Seus autores ficaram conhecidos como a geração mimeógrafo.

Poesia-práxis

A poesia-práxis foi um movimento literário criado em 1961. Seu fundador e principal representante foi Mário Chamie. A principal obra desse autor é Lavra lavra.

Prosa

A prosa é um conceito que se refere tanto ao formato quanto ao conteúdo de um texto.

Realismo mágico

O realismo mágico ou fantástico engloba obras da literatura, pintura e cinema caracterizadas por uma realidade marcada pelo absurdo, nonsense e mistério.

Rima perfeita e rima imperfeita

A identidade ou semelhança de sons dentro dos versos é o que chamamos de rima e pode ser classificada em perfeita ou imperfeita.

Rimas: pobre, rica, rara e preciosa

As rimas podem ser pobres, ricas, raras e preciosas e consistem na associação entre fonemas das palavras dos textos inscritos em gêneros discursivos estruturados em versos.

Ritmo poético

O ritmo é um recurso estilístico que consiste na divisão de tempo em períodos uniformes mediante a sucessão de intensidades diferentes nas sílabas poéticas dos versos.

Romance histórico

Romance histórico é um tipo de narrativa que mistura ficção com fatos históricos. Ele surgiu no século XIX, e seu criador foi o escritor escocês Walter Scott.

Romance indianista

O romance indianista é um tipo de narrativa cujo protagonista é um indígena. Surgiu no século XIX, com a publicação do livro “O guarani”, do escritor José de Alencar.

Romance policial

Romance policial é um subgênero literário cuja origem remonta ao século XIX. Foi nessa época que o escritor Edgar Allan Poe escreveu as primeiras narrativas policiais.

Romance regionalista

Romance regionalista apresenta elementos da cultura regional. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “O ermitão de Muquém”, do escritor Bernardo Guimarães.

Romance urbano

Romance urbano é um tipo de narrativa cujo espaço da ação é a cidade. Ele surgiu, no século XIX, com a publicação do livro “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.

Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma série de livros infantis do escritor Monteiro Lobato. Eles contam as aventuras fantásticas de Narizinho e Pedrinho, netos de Dona Benta.

Técnicas de estrutura da narrativa

Embora a narrativa linear seja a mais comum entre as técnicas de estrutura da narrativa, existem outros recursos que podem tornar o enredo ainda mais interessante.

Terra sonâmbula

Terra sonâmbula, de Mia Couto, é um livro moçambicano do período pós-independência. A obra conta a história de Muidinga, Tuahir e Kindzu, que se passa durante a guerra civil.

Tipos de estrofes: simples e composta

A combinação de versos de uma só medida ou de medidas diferentes determina o tipo de estrofe no poema, que pode ser simples ou composta.

Verossimilhança

A verossimilhança é a propriedade do que é semelhante à realidade. Ela pode ser interna ou externa.
OSZAR »