Demanda Química de Oxigênio

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica, sendo essa biodegradável ou não. É neste ponto que ela se diferencia da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), onde é medida a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável.

A resistência de substâncias aos ataques biológicos levou à necessidade de fazer uso de produtos químicos, sendo a matéria orgânica nesse caso oxidada mediante um oxidante químico. Esse método é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. A DQO é muito importante no controle de efluentes industriais.

Em geral, é usado nesse método o bicromato de potássio a quente, e para águas destinadas ao abastecimento público utiliza-se o permanganato de potássio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

A DQO é importante no controle de efluentes industriais
A DQO é importante no controle de efluentes industriais
Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Líria Alves de. "Demanda Química de Oxigênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm. Acesso em 15 de maio de 2025.
Copiar
OSZAR »