As reações químicas com os carbetos são muito simples e não apresentam uma grande variedade de processos reacionais. Para conhecer e determinar os produtos das reações dos carbetos, substâncias que reagem facilmente com a água, é necessário o conhecimento sobre o carbeto que está sendo utilizado.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os carbetos são, de forma geral, substâncias binárias que apresentam o carbono como elemento químico mais eletronegativo. Os elementos químicos que formam os carbetos são os ametais de baixa eletronegatividade e metais.
Existem dois tipos de carbetos:
-
Carbeto em que o carbono apresenta carga -4 (C-4), chamado de metaneto;
-
Carbeto em que o carbono apresenta carga -2 (C2-2), chamado de acetileto.
Para saber reconhecer um metaneto ou um acetileto, basta analisar a fórmula do carbeto utilizado. Se na fórmula o carbeto apresentar como índice numérico o número dois, significa que ele é um acetileto. Veja alguns exemplos:
Assim, se sabemos reconhecer o tipo de carbeto com o qual estamos lidando, podemos conhecer os produtos que ele originará ao reagir com a água. Se tivermos um metaneto, ele sempre produzirá uma base inorgânica e o gás metano. Veja alguns exemplos:
1 Al4C3 + 12 H2O → 4 Al(OH)3 + 3 CH4
1 Fe4C3 + 12 H2O → 4 Fe(OH)3 + 3 CH4
Já quando utilizamos o acetileto em água, a reação química desse carbeto sempre dará origem a uma base inorgânica e ao gás acetileno (C2H2).
1 CaC2 + 2 H2O → 1 Ca(OH)2 + 1 C2H2
1 ZnC2 + 2 H2O → 1 Zn(OH)2 + 1 C2H2
Por Me. Diogo Lopes Dias